sábado, 26 de abril de 2008

Metareciclagem

Até quando ficaremos a mercê de um consumo desenfreado pautado na lógica do ser é ter é poder? Será que não estou sendo mais um ecochato ao manifestar minhas preocupações com o futuro das novas gerações,pois pelo visto a minha está passando, e se não for mudado de maneira efetiva a maneira de raciocinar sobre o tema corro o risco de em vida não ver realizações que combatam de maneira eficiente o desperdício e o acúmulo de dejetos provenientes do e-lixo. Que planeta estamos deixando para os nossos netos? Água potável escassa, e ainda assim as poucas nascentes que restam contaminamos com mercúrio e outrs substâncias tóxicas. Ar poluído: será que precisaremos de máscaras? Chuva ácida: nem filtor solar poderá nos proteger. Daí pra pior,etcc..mas existe uma luz no fim do túnel a metareciclagem é uma relidade que necessita que governos, empresas privadas e a população de maneira geral despertem ainda hoje para o destino a ser dado ao nosso e-lixo. É preciso vontade política com acraição de leis e instrumentos que venham a coibir o descarte inadequado, venham a obrigar o uso de materias biodegradaveis, materiais orgânicos, venham a responsabilizar criminalmente e com multas pesadíssimas a quem joga este material em qualquer lugar. Além de criação através da indústrias de linhas de equipamnetos verdes. Que não prejudiquem ou pelo menos minimizem os efeitos no meio ambiente. A susbstituição de produtos tóxicos por outro sempre que for possível. O recolhimento das peças por parte dos fabricantes para que sejam aproveitados o máximo possível de peças recicladas. Utilizar os leds na iluminação industrial e pública como forma de gastar menos energia.
É preciso que componentes sejam sempre que possível reaproveitados e não jogados ao léu. A criação e o fortalecimento das cooperativas de metareciclagem necessitam também de apoios públicos ou privados para que possam qualificar as pessoas a tratarem desse lixo para que não possam correr riscos de contaminação com isso poderiam essas pessoas passarem a ganhar mais dinheiro, e também seriam criados novos empregos exigindo uma qualificação maior do indivíduo tudo isso financiado pelas empresas privadas que daria esses cursos e criariam essas oficinas digamos assim como contrapartida por poluírem o meio, mas as medidas também não poderiam para por aí, pois também é um problema de conscientização do povo, de educação e de desinformação e falta das políticas adequadas para se fortalecer esse movimento.
É um movimento válido porém poderia crescer a níveis exponenciais melhorando a qualidade de vida de todos sob o aspecto da saúde, financeiro, social e ambiental.

Nenhum comentário: