quarta-feira, 2 de abril de 2008

Software Livre

O software livre é necessário,porque pode se adequa as necessidades do usuário não ficando este preso a um código fonte que lhe aprisiona, e não oferece a oportunidade de se adaptar a carência da empresa, faculdade, pessoa física. Não ficamos a mercê de um programa criptografado que não nos dá oportunidade de melhorá-lo, se quisermos melhorar temos que baixar dispositivos de atualização que talvez estejam espionando a nossa máquina. Além disso pode baratear os custos das empresas que pódem utilizá-los tranquilamente no dia-a-dia sem precisar pegar programas piratas de Microsoft, e até correr o risco de ser preso, ou até mesmo pagar um original que não satisfaz plenamente , e ainda encarece o preço dos produtos da empresa fazendo com que nós consumidroes tenhamos umô nus maior. Como educação de qualidade custa caro mesmo nas escolas públicas, o uso deles seria uma mão na roda.
Não confundir software livre com gratuito. Existem softwares livres que podemos comprar, mas diferentemente do Windows podemos modificar o código fonte de acordo com a nossa vontade. E, existem outros que são totalmente grátis. Além disso ainda tem o caráter colaborativo de diversas pessos do mundo que totalmente destituiídas de interesses financeiro se dedicam a corrigir os defeitos, tornando-se assim um meio mais solidário de disseminação dos conhecimentos em prol de uma opção mais barata, melhor , talvez ainda não no sentido de manipulção, mas acho quecom o tempo e o uso as pessoas passam a se adaptar e a gostar. Tenho um colega que que não suportava Linux depois que passou a usá-lo não quer saber de Windows.

Um comentário:

Bonilla disse...

Paulo, realmente, muitas pessoas, depois de conhecer os softwares livres, não querem mais saber dos proprietários, justamente porque se percebe, a partir do uso, a estabilidade, a segurança dos softwares livrez. Agora, precisamos ainda investir na formação de suporte para software livre. Esse é um problema que temos enfrentado e que tem feito com que muitas pessoas não se aventurem no uso do software livre.... mas estamos caminhando...