terça-feira, 3 de junho de 2008

Defesa da Dissertação "Laboratórios virtuais no ensino de Física: novas veredas didático-pedagógicas".

Hoje tive a oportunidade de presenciar pele primeira vez uma Defesa de Disertação na UFBA no Instituto de Física (Ondina). A Dissertação tinha como tema: "Laboratórios virtuais no ensino de Física: novas veredas didático-pedagógicas". De autoria: Jancarlos Menezes Lapa. E Banca composta pelas professoras: Maria Helena Bonilla (UFBA), Eliane Ângela Veit (UFRGS), Maria Cristina Penido (UFBA - orientadora).
Assim pude perceber como se dá esse processo de defesa de tese, além de poder aumentar mais um pouco o meu conhecimento.
Todo um trabalho de dois anos que a princípio pode parecer um tempo grande para quem está de fora, mas para quem está pesquisando um tema para ser defendido e exposto de maneira que não deixe nós desatados para dar margem a interpretações diversas e fuja do tema não é nada fácil. A tranquilidade, além da propriedade de falar com conhecimento de causa foi uma característica que serve para qualificar mais ainda o tempo em busca da batida perfeita, ou do tema perfeito do graduando. É claro que para quem fez parte da banca e leu o material produzido pelo aluno, e que têm um conhecimento mais profundo conseguiu enxergar algumas pequenas falhas, mas que não chega a comprometer até porquê o erro é quem faz com que a gente evolua, e as pequenas falhas detectadas com o tempo serão sanadas pelo próprio, agora mestre. Os questionamentos forma importantes para o enriquecimento e embasamento dos alicerces de defesa. É um trabalho com um assunto que está em constante evolução precisando sempre ser atualizado velozmente. Para mim tudo foi perfeito, mas com opiniões de pessoas mais abalizadas é nos possível entender como funciona mais ou menos o processo de uma dissertação de mestrado, e com um tema muito interessante e que poderia ate ser levado para o campo de outras ciências, e não apenas a da física.

Nenhum comentário: